Todos os acadêmicos querem as mesmas coisas: escrever tantos artigos quanto possível, o mais rapidamente possível, e publicá-los nas melhores revistas possíveis (e sem ter de pagar muito por isso!).

A escrita de um artigo científico não é diferente de qualquer outro tipo de escrita criativa e que, acima de tudo, é necessário um enredo, uma estrutura. Ter uma estrutura definida antes de começar ajuda o escritor a construir o artigo e também é absolutamente fundamental para os leitores, permitindo-lhes acompanhar seu artigo e mantê-los do início ao fim. Afinal, esse é o nosso objetivo como escritores: manter as pessoas interessadas!

Lições podem ser aprendidas com a escrita em geral, pois, independentemente do campo de pesquisa, os aspectos-chave da comunicação clara em trabalhos acadêmicos permanecem os mesmos. Um artigo publicado na revista Nature corrobora esta abordagem: o romancista vencedor do prémio Pulitzer, Cormac McCarthy, passou algum tempo trabalhando e a aconselhando acadêmicos no Santa Fe Institute, no Novo México, valendo-se da sua experiência como escritor. McCarthy extraiu uma mensagem geral dessa experiência: mantenha a simplicidade na redação de artigos acadêmicos. Tente desenvolver uma mensagem única, coerente e interessante. Escreva uma take-home message ( mensagem para levar para casa) em duas ou três frases antes de começar a escrever.

Aqui está uma compilação das dicas de McCarthy para escrever um artigo científico de forma eficaz e agradável:

• Use o minimalismo para obter clareza. Menos é mais. Remova palavras extras ou vírgulas sempre que possível. A escrita eficaz em inglês é simples, não complexa;

• Limite cada parágrafo a uma única mensagem;

 • Mantenha frases curtas, com construções simples e diretas;

• Não desacelere o leitor. Use verbos, especialmente em seu título, e evite notas de rodapé porque elas interrompem o fluxo de pensamentos. O mesmo se aplica a numerosas citações; use algumas referências-chave que apresentem o “estado da arte” em sua área, relevantes para a questão que seu artigo procura abordar;

• Não elabore demais. Seu artigo não é um diálogo com as possíveis perguntas dos leitores, portanto, não exagere ao antecipá-las.

• Não se preocupe muito: apenas goste de escrever;

• Escreva do jeito que você fala. É mais importante ser compreendido do que formar uma frase gramaticalmente perfeita;

• As vírgulas indicam uma pausa na fala. Fale sua frase em voz alta para encontrar pausas naturais;

• Os travessões devem enfatizar as cláusulas que você considera mais importantes — sem usar negrito ou itálico — e não apenas para definir termos;

• Injete perguntas e uma linguagem menos formal para quebrar o tom e manter um clima amigável. É sempre melhor escrever no tempo ativo da primeira pessoa do que no passivo da terceira pessoa;

• Escolha linguagem e exemplos concretos;

• Leia seu trabalho em voz alta para você mesmo ou para um amigo;

• Converse com os editores antes de fazer a submissão. Fazer perguntas pré-envio antes mesmo de começar a escrever pode economizar muito tempo. Os editores gostam de receber comunicações de autores, então escreva para eles e pergunte: “Acabei de concluir uma pesquisa. Seria apropriado para publicação em seu periódico?”;

• Tente escrever uma versão do seu trabalho que lhe agrade. Você deve estar feliz com ele finalizado; lembre-se do motivo pelo qual você começou a fazer pesquisas!

Quando você torna sua escrita mais viva e fácil de entender, as pessoas vão querer investir seu tempo na leitura de seu trabalho. E quer sejamos jovens cientistas ou romancistas mundialmente famosos é isso que todos queremos, não é mesmo?


Keep it in mind.


Silvana B. Marchioro